NASCIDO ESCRAVO
Gn 1:26-27- Façamos o homem a nossa imagem e conforme a nossa semelhança.
IMAGEM – copia fiel
SEMELHANÇA – pessoa da mesma natureza, mesma categoria, com a mesma qualidade.
Deus criou o homem perfeito, a personalidade de Deus o caráter de Deus estava no homem .
Sl 8:6-8/ Sl 115:16 – Deus criou o homem para dominar, governar tudo que estava sobre a terra, pois tudo lhe pertencia.
Gn 2:16-17 – Deus estabeleceu limite para o homem,existia uma lei divina para o homem cumprir.
Gn 3, 2-6. O homem quebrou essa lei, e tinha que pagar as penalidades Gn 3, 16-19. Rm 6, 23.
Gn 3, 4-6. 2Pe 2, 19. O homem foi vencido, dominado pelo diabo e do tal tornou-se escravo.
Podemos fazer uma comparação do reino espiritual com reino natural, quando os europeu iam ate a África e vencia os Africanos e fazia deles escravos, dali em diante os Africanos não faziam mais o que eles queriam pois tinha alguém que os dominava.
Daí em diante o homem passou a nascer destituído de Deus Gn 3, 20.
Gn 5, 1-3. Adão gerou um filho a sua semelhança, e sua imagem, Adão gerou filhos escravos assim como era sua condição Sl 51, 5. Rm 5, 12.19.
O homem não compreende a escravidão espiritual Jo 8, 30-37.
Para que houvesse a libertação dos escravos, foi necessário ser estabelecida e cumprida uma lei, a lei Auria. Que aboliu a lei da escravidão.
Rm 5, 18. Mt 5, 17. O Senhor Jesus cumpriu a lei por nós Gl 3, 13. Cristo nos resgatou do cativeiro da escravidão, e nos tornou livre.
Quando houve a libertação dos escravos, um grupo de escravos triunfaram, abandonaram seu cativeiro, e foram viver uma nova vida, usufruindo da sua liberdade.
Porém outro grupo de escravos permaneceram vivendo do mesmo modo de antes; mesmo depois de ter conquistado sua liberdade, permaneceram trabalhando para o mesmo senhor; estavam acostumados a viver daquele modo, pensando que não conseguiria viver uma nova vida. Recebia um salário com esse salário comprava mercadoria na mercearia do patrão do antigo senhor, mesmo depois de ter recebido a libertação continuaram submetendo-se ao antigo senhor.
 
IBMJP JOVEM | by TNB ©2010