Ser diferente para o certo
Todos nós sabemos da história de Samuel, e sabemos que desde cedo Deus o chamou para servi-lo. Mas, por que Deus podia confiar nele?

Primeiro, vamos começar lembrando de que, em 1 Samuel 1:11-22, Ana pediu a Deus um filho, e disse que quando ele fosse desmamado levaria ao templo e lá ficaria para sempre, sob os cuidados de Eli, que era um homem importante no templo e que tinha dois filhos, chamados filhos de belial (1 samuel 1:12-17) .

Belial é uma palavra hebraica que siginifica "sem valor, imprestável", também usada no sentido de iniquidade, ou seja, os filhos desse sacerdote eram maus e praticavam a iniquidade.

Onde estava Samuel nessa história? 1 Samuel 2:18, diz que ele ministrava ao Senhor, e ele crescia diante do Senhor, fazendo-se agradável a Deus e aos homens. Amados, Eli era como um pai para Samuel(1 Samuel 3:6), então os filhos legítimos dele tratavam Samuel como um irmão, e eles “tiravam muita onda” com ele porque não compartilhava das mesmas coisas deles.

Samuel não se deixou influenciar pelos irmãos. Ele serviu como sacerdote, juiz e profeta, e sucedeu Eli como sumo sacerdote, sendo fiel em tudo a Deus na sua vida, tanto é que ele sempre disse “eis me aqui, Senhor”.

Então o que podemos fazer pra não sermos influenciados tal como fez Samuel? Em Provérbios 4:14-15 diz: “Não entreis pela vereda dos ímpios, nem andei no caminho dos maus, evita-o, não passas por ele, desvia-te dele e passa de largo”.

Em salmos 1:1 diz: “não andando segundo os conselhos dos ímpios, não se detendo no caminho deles nem se assentando com eles”. Quando eu digo "assentar", não quer dizer fisicamente, ou seja, será que estamos sentando ao lado desses pecadores para influenciá-los ou para sermos influenciados?

Você pode até perguntar: "todas as vezes que eu ando com eles acabo me desviando dos caminhos do Senhor, o que eu faço?" Então eu vou lhe dizer: FUJA! Se você ver que não está firme o suficiente para influenciá-los, então não chegue nem perto deles.

Mas eu creio em jovens se levantando com força, coragem e atitude! Jovens ousados, colocando em prática a Palavra de Deus, sendo diferentes e conhecidos por serem prósperos em tudo o que fazem!

Sejamos diferentes para o certo, como Samuel, para sermos agradáveis aos homens e a Deus. Também como Daniel, para não se contaminar com o que o o rei tem pra nos dar, que são suas delícias, ou seja, com o que o diabo tem para nos dar, que são os prazeres momentâneos do mundo. Ou como José, que FUGIU da mulher de Potifá, dizendo: como posso cometer tão grande pecado contra o Meu Deus?
 
IBMJP JOVEM | by TNB ©2010